Yabá: Mulheres Negras

2020

Yabá: Mulheres Negras é um espetáculo teatral que questiona as (r)existências das mulheres negras, dando vida nos palcos às escrevivências destas, através de um diálogo com o público conduzido por 10 personagens que assumem em si o poder da criação. Da Terra à própria vida, as vozes dessas mulheres se somam e ecoam questões do dia-a-dia que personificam as diferentes possibilidades de gestar, gerar e criar para além da maternidade complexificando o “lugar da mulher” à luz das energias femininas da cosmogonia Yorubá.

Texto: Maíra Oliveira

Direção: Luiza Loroza

Idealização e codireção: Rodrigo França

Duas Fridas

2020

Fruto de um exercício de metalinguagem, o espetáculo teatral Duas Fridas nasceu para falar de forças, fragilidades, medos e angústias femininos a partir de experiências vividas pelas próprias artistas envolvidas no projeto. 

Com dramaturgia de Maíra Oliveira, direção de Gizelly de Paula e orientação  cênica  de  Ana  Kfouri, as atrizes Dayene Ruffo e Paula Lom refletem sobre mulheres que desistem ou têm sua artisticidade contestada por uma sociedade muitas vezes machista e misógina. Tal balanço, como o título já dá a entender, é feito tendo como pano de fundo de vida da  artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954), que por muitas vezes abordou questões como feminismo e direitos iguais, entre outras ligadas às mulheres.

“Duas  Fridas” não se apresenta como uma biografia, mas como o  pulsar da artisticidade feminina latino-americana. 

©2020 por Maíra Oliveira.